terça-feira, 18 de setembro de 2012

Doença Celíaca


A doença celíaca ainda é pouco conhecida, seus sintomas podem ser confundidos com outros distúrbios, o que pode atrasar seu diagnóstico.
É causada por uma reação às proteínas do GLÚTEN, presente no trigo, cevada, centeio, aveia e malte. Esta doença provoca uma resposta inflamatória auto-imune que leva à atrofia e achatamento das vilosidades presentes na mucosa intestinal (como mostra a figura abaixo) e isso afeta gravemente a área disponível para absorção de nutrientes.

            O único tratamento consiste na dieta isenta de glúten por toda a vida. O celíaco NÃO pode consumir alimentos e preparações que contenham trigo, centeio, cevada, aveia e malte. Assim, deve-se retirar da dieta todas as preparações que levem farinha de trigo, como: pães, bolos, biscoitos, receitas que utilizam farinha de rosca como os empanados, macarrão.
            A partir do ano de 2003, a indústria alimentícia foi obrigada indicar no rótulo de seus produtos se contém ou não glúten. Sendo assim, celíacos devem estar sempre de olho nos rótulos!

Alimentos permitidos para celíacos:
·        Cereais: arroz, milho, quinoa;
·        Farinhas: arroz, mandioca, milho, fubá, fécula de batata, fécula de mandioca, polvilho doce, polvilho azedo, linhaça;
·        Gorduras: gordura vegetal, óleos, azeites e margarina;
·        Todas as frutas;
·        Laticínios como leite, manteiga, queijos, para iogurte e requeijão vejam nas embalagens;
·        Legumes e verduras: todas;
·        Leguminosas: feijões, lentilha, soja, o grão-de-bico, ervilha;
·        Todas as carnes e ovos;
·        Doces: Açúcar de cana, mel, melado, rapadura, glucose de milho.   Geléias de fruta e de mocotó, doces e sorvetes caseiros preparados com alimentos permitidos.   Achocolatados de cacau, balas e caramelos.
ATENÇÃO: Verifique sempre os rótulos!!

Para mais informações, visite o site da Associação dos Celíacos do Brasil - ACELBRA (clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário